No dia 29 de Julho de 2023, um grupo de clientes SAFTUR aceitaram o nosso programa do Comboio Histórico do Douro.
Já andávamos para efetuar este programa há algum tempo, mas com a pandemia ficou adiado.
E tínhamos toda a razão de querermos proporcionar este dia aos nossos clientes, pois foi maravilhoso.
Começamos o nosso passeio com uma visita aos nossos amigos da Fábrica de Pão-de-ló de Margaride, em Felgueiras, onde se pode admirar uma Fábrica antiga e que ainda trabalha. Foi fornecedora da Casa Real Portuguesa e essa distinção abriu caminhos para a sua reputação.
No final da visita guiada, tivemos tempo para degustar o Pão-de-ló e as deliciosas cavacas, tudo isto acompanhado com um vinho do Porto.
De seguida a viagem continuou até ao Peso da Régua, a “capital” do Douro e onde começa o lindíssimo Alto Douro Vinhateiro.
Depois do almoço, todos se dirigiram à estação ferroviária da Régua para o ex-libris do dia, o Comboio Histórico do Douro.
Um belo comboio, a vapor, com as suas carruagens em excelente estado e o grupo musical de cantares tradicionais já se fazia ouvir.
Antes de entrar somos presenteados com um Porto de honra, uma garrafa de água (o calor era muito) e um saco de rebuçados típicos da Régua.
A viagem começa, pelas margens do nosso rio Douro, e todos com as cabeças de fora a apreciar aquele quadro, de máquinas fotográficas e telemóveis em punho.
As caras aos poucos começavam a ficar um pouco farruscas, as crianças maravilhadas com aquela “tecnologia”.
Lá chegamos ao Pinhão, tempo para abastecer o depósito de água, para se tirar fotografias e para ver todo o processo à volta da locomotiva de 1925.
Continuamos a nossa viagem até ao Tua, e ali tivemos uma pequena paragem para abastecer os nossos depósitos, pois o calor era muito.
Após a paragem, regressamos pelo mesmo trajeto para a Régua, e foi tão bom ver os sorrisos nas pessoas, afinal é para isso que trabalhamos, para proporcionar momentos.
Obrigado a todos.